Grupo Família da Manutenção
Atenção: Quem for cadastrado no forum antigo da Familia da mantenção, Apenas me envia o e-mail para transferir o login e a senha para este novo forum. Este forum contem mais recurso e espaço para nossas atividades.

familiadamanutencao@oi.com.br

Forum criado no dia 19/01/2011

Obrigado

Grupo Família da Manutenção

Eletronica, Inversores, automação, Instrumentação, Eletrica.
 
InícioInício  TópicosTópicos  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Estatísticas
Temos 620 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de emerson.gross

Os nossos membros postaram um total de 135 mensagens em 49 assuntos
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 45 em Sab 29 Jul 2017, 13:04
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos
Noticia
Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
CalendárioCalendário

Compartilhe|

Defeito inversor de freqüência que segundo a reclamação do cliente não funcionava em modo vetorial com encoder.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo
MensagemAutor
MensagemAssunto: Defeito inversor de freqüência que segundo a reclamação do cliente não funcionava em modo vetorial com encoder. Qui 10 Fev 2011, 22:07

Recebemos na oficina da assistência técnica um inversor de freqüência que segundo a reclamação do cliente não funcionava em modo vetorial com encoder, Segundo informaram, o encoder parecia bom.

O encoder é um dispositivo que faz a função parecida com aquela do taco gerador, que é dar uma resposta sobre a velocidade que o eixo roda através de um sinal que ele emite e entra no circuito controlador.

Também é acoplado ao eixo do motor, do lado oposto à carga. No entanto sua constituição é completamente diferente, pois o taco-gerador é um gerador cuja tensão CC é proporcional a velocidade enquanto que o encoder é um gerador de pulsos que serve para determinar a velocidade e o sentido de rotação. No caso da história era um encoder de 1024 pulsos, que possui os sinais a, a/(o inverso do sinal A), B, B/(o inverso do sinal B) e Z. Os sinais A e B são deslocados em fase de 90 graus, bem como A/ e B/. O sinal Z fornece um pulso por rotação. No inversor existe adicionalmente um cartão eletrônico específico para receber e processar esses sinais e entregar ao micro controlador do cartão de controle.

O inversor em questão podia funcionar em modo escalar, modo vetorial sesorless (sem encoder) e modo vetorial com encoder.

No caso específico dessa aplicação era exigido o modo vetorial com encoder.

Inicialmente, passei o inversor para o modo escalar e rodei o motor que possuía um encoder instalado, que mandaram junto com o inversor.

Rodou normal e cumpriu todas as funções programadas, comprovando que o motor e o inversor estavam em bom estado.

Fiz uma inspeção no encoder, inclusive retirando e examinando o sistema tomada/plug. Sua estrutura estava com um aspecto normal, os pinos do plug e tomada estavam íntegros e tudo parecia bem com ele. Inclusive cogitamos de substituir o mesmo só por desencargo de consciência. Mas ao invés disso resolvi fazer primeiro o teste recomendado pelo manual de manutenção: Verificar a existência correta de cada um dos sinais desse.

Rodei então o inversor no modo escalar para acionar o encoder e observei com o osciloscópio cada sinal. Dos cinco sinais referenciados acima, um deles estava faltando e todos os outros possuíam o mesmo sinal, indicando uma possível anormalidade no encoder. Então a substituição era uma possibilidade real.

Para ter acesso ao sistema dele e desmontar era necessário retirar a tampa da ventoinha. Ao retirar então percebemos a origem do problema: O cabo do encoder havia sida ferido quando a tampa fora colocada, rompendo um fio e colocando os demais em curto circuito. Como não tinha outro no momento e o serviço era de urgência, abri a formação do cabo, isolei cada condutor em separado, emendei o que estava quebrado e fiz o isolamento externo, colocando depois a tampa com todo o cuidado para não repetir a avaria.

Depois disso foi fácil. Passei o inversor para o modo vetorial com encoder, dei partida e tudo funcionou bem.

Conferi cada um dos sinais do sinais do encoder, dessa vez estavam conforme especificação.
GilMensagens : 1
Data de inscrição : 25/01/2011
Ver perfil do usuário
Voltar ao Topo Ir em baixo

Defeito inversor de freqüência que segundo a reclamação do cliente não funcionava em modo vetorial com encoder.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Tópicos similares

-
» Equação do segundo grau X1 e X2» equação do segundo grau» Equação do segundo grau» funções segundo grau» LUZ no segundo dia da criação? Antes do quarto dia quando o SOL foi criado? Como explicar?
Página 1 de 1
Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Grupo Família da Manutenção :: Categoria :: Eletrica, Motores, Inversores-
Ir para: