Pessoal, é o seguinte:
O motor do portão do meu prédio está com um probleminha, ele às vezes arranca normal, às vezes fica agarrado e quando damos um "empurraozinho" com a mão ele funciona normal. Vou fazer a troca do capacitor. Mas já que desmontei, resolvi fazer uma manutenção interna no equipamento.
Ao desmontar a parte mecânica de transferência de movimento do motor para as engrenagens que efetivamente giram e puxam o portão pela cremalheira, percebi que o compartimento estava muito sujo. Vejam a imagem do tal compartimento:
https://2img.net/r/ihimizer/img528/254/1807201200611.jpg
Bom, após dar uma limpada no compartimento, passei a analisar possíveis problemas nessa região que poderíam afetar o funcoinamento do motor.
Então reparei que o motor possui 3 rolamentos, dois no conjunto do motor elétrico e um inferior, que fica encaixado em um orifício no compartimento que mostrei anteriormente. Colocarei mais duas figuras, uma mostrando o rolamento em questão e uma o local onde o rolamento se encaixa no compartimento.
https://2img.net/r/ihimizer/img404/649/1807201200711.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img210/1675/1807201200911.jpg
Enfim, como escrevi na figura acima do rolamento, reparei que este rolamento não gira livremente, ele parece ficar travado no conjunto em que ele está. O conjunto possui uma chapinha, embaixo dessa chapinha tem uma mola com pressão, acima da chapinha vem tipo uma arruela de um material que se parece com junta de motor de carro, e o rolamento vem acima.
A questão que me intrigou é se esse rolamento deveria estar girando livremente ou não, se faz parte do sistema ele ser ou funcoinar tipo como um freio. Outra coisa que me deixou dúvida é se esse rolamento gira no orifício que citei anteriormente, não utilizando seu sistema natural de giro de rolamento, mas sim, sua extremidade externa girando na beirada do orifício.
Bom, talvez esteja um pouco confuso, mas o que realmente quero saber, é se esse rolamento deveria girar livremente ou não, se ele fica um pouco preso mesmo. Porque daí só faltará eu terminar a limpeza, a troca do capacitor e a colocação de graxa e lubrificação antes de remontar tudo e testar.
Agradeço a atenção!
Abraços,
Eduardo.